Centro Paula Souza
Governo de São Paulo
 
CETEC - Unidade de Ensino Médio e Técnico
 
 
Brasil e Cuba

Publicações

O processo de desenvolvimento da sociedade perpassa múltiplos fatores. A despeito da avultada importância dada as relações econômicas, o desenvolvimento e a sociedade não se resumem a esta única dimensão. Produto Interno Bruto (PIB), renda per capita, superávit primário, saldo da balança comercial e uma gama variada de termos nos levam a um mundo que às vezes parece sem sujeito. De fato, o desenvolvimento passa pelo fortalecimento econômico, mas não deve se fechar nele. O desenvolvimento volta-se para as pessoas, a melhora em sua qualidade de vida em diversos aspectos, seja nas suas relações interpessoais, em seu bem estar ou em levar uma vida que ela julgue valer a pena ser vivida. Estar distante da violência, desfrutar de relações democráticas, níveis educacionais elevados, saúde pública de qualidade e ambiente natural equilibrado são alguns dos fatores que estruturam uma sociedade que se desenvolve de maneira sustentável.


Seguindo essas preocupações, o Centro de Educação Tecnológica “Paula Souza”, através de seus docentes desenvolve inúmeros trabalhos que visam uma formação sólida que possa contribuir para a formação de cidadãos e profissionais conscientes de seu lugar no mundo e responsáveis pelas suas ações na sociedade. Algumas dessas vivências são compartilhadas aqui através de artigos e descrições de projetos executados ou em fase de implementação que buscam desenvolver atividades que possam resultar em ações socioambientais responsáveis. Neste sentido, esta publicação desenvolvida e organizada por docentes do Centro Paula Souza, mostra-se relevante e relata projetos de educação ambiental em diferentes escolas. Tais experiências mostram a importância de se observar e analisar o desenvolvimento a partir de diferentes prismas, valorizar as ações no cotidiano escolar e buscar um processo de formação que valorize o ser humano e o respeito à natureza.


No primeiro trabalho, a construção da Agenda 21 escolar é destacada como um processo capaz de desenvolver múltiplas dimensões que envolvem a educação ambiental. Assim o conhecimento, a participação política e os valores éticos podem ser tratados de maneira integrada dentro do ambiente escolar e extrapolar os muros da escola, envolvendo toda comunidade.


Na sequência, é tratada a importância da problematização como uma metodologia de ensino no eixo tecnológico “recursos naturais”, do ensino técnico. Destaca-se a necessidade do professor ser um pesquisador e unir a teoria e a práxis.


O terceiro trabalho destaca a importância de se pensar na segurança alimentar e, assim apresenta-nos o desenvolvimento e a implementação de um projeto voltado para horticultura orgânica, vinculado ao Programa de horticultura Orgânica do Centro Paula Souza, e como este projeto tem auxiliado os professores e alunos na prática e disseminação da produção sustentável.


O texto seguinte relata a implantação do projeto “econscientização: você é o reflexo do meio em que vive”. Vinculado às preocupações com as questões socioambientais o projeto visa fortalecer a cidadania e autonomia dos alunos e gerar ações proativas na sociedade.


O último trabalho nos apresenta um projeto que visa desenvolver indicadores de qualidade socioambiental para a ETEC. Prof. Edson Galvão. A preocupação com a qualidade socioambiental na unidade escolar e uma forma simples de avaliá-la é a principal motivação do autor no desenvolvimento do projeto.
Acreditamos que a leitura que segue proporcione o contato com experiências positivas de projetos e possa ajudar a tecer outras idéias e procedimentos com o intuito de proporcionar um ensino crítico e ativo.

 

Prof. Dr. Rafael A. Orsi

:: Artigos

:: Artigo 1 - Agenda 21 Escolar: Uma Construção Socioambiental na Escola

:: Artigo 2 - Formação do Professor Pesquisador no Ensino Técnico Agrícola e a Sustentabilidade Ambiental como Motivação

:: Artigo 3 - Projeto para o Desenvolvimento Sustentável – Horticultura Orgânica e a Segurança Alimentar

:: Artigo 4 - Desenvolvimento Sustentável e Educação Participativa: A Construção do Projeto Econscientização na Etec Rubens de Faria e Souza

:: Artigo 5 - Avaliação da Sustentabilidade de Uma Escola Técnica Agrícola por Meio de Indicadores

:: Artigo 6 - La Política de Población para la Adaptación al Cambio Climático en Cuba

:: Artigo 7 - La Relación Población y Ambiente en el Plan de Accion Nacional de Lucha Contra la Desertificación y la Sequía en Cuba

Mapa do Site Mapa do Site

© Copyright 2011 - CETEC - Unidade de Ensino Médio e Técnico - Todos os direitos reservados