O Centro Paula Souza
realizará, nos dias 09 e 10 de agosto de 2012, o Simpósio do Ensino Médio e
Técnico: Práticas Integradoras e Gestão do Currículo.
Este evento tem como
finalidade consolidar um espaço coletivo de discussão sobre as propostas
pedagógicas e curriculares das escolas do Centro Paula Souza e reunirá
trabalhos do Ensino Médio, Ensino Técnico e cursos integrados. Visa uma
reflexão sobre nossas escolas e sua organização a partir da base da proposta
educacional da instituição - a implementação do currículo. Tem como meta
principal a difusão de conhecimentos e das práticas desenvolvidas nas
diferentes unidades de ensino.
O período para envio
de resumo de trabalhos para apresentação oral é de 02 a 23 de abril de 2012, no
site:http://ensinomedio.net .
Neste endereço encontram-se as informações gerais do Simpósio e dois links
importantes: Envio Resumo e Status.
Os interessados
poderão encaminhar os resumos em uma das três linhas de trabalho descritas a
seguir:
1. Práticas de gestão de
currículo
Esta linha tem como
base a experiência cotidiana dos professores e coordenadores, diretores e
supervisores sobre o currículo e busca uma ampla reflexão a partir da
compreensão e de estudos das mudanças e orientações na gestão curricular.
Deverá tratar da análise das práticas escolares, dentro das diferentes
perspectivas e especificidades no contexto escolar, que convergem para boas
práticas de gestão de currículo.
2. Metodologias
integradoras e projetos de trabalho
Esta linha tem o
intuito de aprofundar e analisar metodologias que integram os diferentes
componentes curriculares a partir de projetos de trabalho desenvolvidos no
Ensino Médio, Ensino Técnico e ETIM. Nessa perspectiva o vínculo com o
conhecimento, o trabalho, a tecnologia e a inovação serão temas norteadores das
discussões. Visa ainda a apresentação de instrumentos e procedimentos
necessários à integração, os saberes desenvolvidos e a ação docente.
3. Desafios do Ensino
Médio Integrado
O Ensino Médio
Integrado já é realidade em muitas Etecs. No entanto, o sucesso depende,
sobretudo, de uma gestão adequada do currículo e da efetiva ação de práticas
que levem a ele. Assim, esta linha está voltada ao levantamento e análise dos
elementos e fatores que concretizam e/ou obstaculizam a integração, através de
proposições para resolução dos problemas e procedimentos para a multiplicação
dos aspectos benéficos, com a apresentação de reflexões sobre as diferentes
formas de articulação do ensino médio e técnico (integrado, concomitante e
subsequente).
Inscrições
de trabalhos (resumos) no período de 02 a 23/04/2012