O Centro Paula Souza, por intermédio de sua Unidade do Ensino Médio e Técnico (Cetec), instituiu um departamento cuja missão constitui-se no estudo e na análise de currículos escolares, bem como na sua elaboração e atualização contínuas. Este departamento é denominado Grupo de Formulação e Análises Curriculares (Gfac) e foi criado em 2008. Entretanto, desde 1999, o trabalho de elaboração e de reelaboração curricular é contínuo, sob a face de “Laboratório de Currículo”, junto a especialistas e a instituições, públicas e privadas, priorizando a formação de parcerias. O Gfac define Currículo da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, nos limites de suas atribuições, como “esquema teórico-metodológico que direciona o planejamento, a sistematização e o desenvolvimento de perfis profissionais, atribuições, atividades, competências, habilidades, bases tecnológicas, valores e conhecimentos, organizados em componentes curriculares e por eixo tecnológico/área de conhecimento, a fim de atender a objetivos de Formação Profissional de Nível Médio, de acordo com as funções do mercado de trabalho e dos processos produtivos e gerenciais, bem como as demandas sociopolíticas e culturais, as relações e atores sociais da escola.” (CENTRO PAULA SOUZA. Institucional/Unidade de Ensino Médio e Técnico/Grupo de Formulação e Análises Curriculares. Disponível em: <http://cpscetec.com.br/GFAC/> Acesso em: 4 fev.2016.) em uma perspectiva de projeto curricular, destinado à implantação nas Etecs dotadas de infraestrutura compatível e de corpo docente habilitado, a partir de estudo de demanda e do Projeto Pedagógico da Unidade – o desenvolvimento curricular dá-se intraunidade de ensino, conforme as especificidades da comunidade escolar – o planejamento é padronizado, o que garante o status e as características de uma rede de ensino. A elaboração, a reformulação e a atualização dos currículos e respectivos Planos de Curso das Habilitações Profissionais Técnicas oferecidas pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza seguem uma metodologia aprimorada constantemente no Gfac. O método envolve equipes de especialistas em procedimentos de pesquisa e sistematização de perfis profissionais alinhados com demandas sociais e com o mundo de trabalho, incluindo procedimentos de seleção e definição de referenciais de atribuições, atividades; competências, habilidades e bases tecnológicas e científicas, articulados em componentes curriculares que configuram uma matriz curricular em um determinado Eixo Tecnológico, contemplando a Formação Geral. O plano de curso destina-se à macrofunção de planejamento curricular, nos termos das Diretrizes Curriculares da Educação Profissional Técnica de Nível Médio; o trabalho do Gfac, além da estruturação de planos de curso e das matrizes curriculares, abrange: pesquisa e sistematização das titulações dos docentes habilitados a ministrar aulas em cada componente curricular; pesquisa e padronização da infraestrutura dos ambientes didáticos, incluindo acervo bibliográfico; pesquisa e difusão curricular, na forma de publicações e de cursos de atualização docente. |
|
. . . . . . |
|
. . . |
|