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ET 1 - Currículos e as disciplinas dos cursos que foram oferecidos em escolas técnicas e tecnológicas

Fernanda Mello Demai

A produção relativa a este eixo temático objetiva pesquisar, analisar, sistematizar, criticar e melhorar práticas de elaboração curricular em Educação Profissional, tendo em vista a necessária adequação dos cursos técnicos e tecnológicos às demandas socioprofissionais e políticas, de acordo com sua historicidade.
A concepção de currículo escolar em Educação Profissional – EP –, no Brasil, neste início de século XXI, pode ser definida basicamente como a organização de perfis profissionais, atribuições, atividades, competências, habilidades e bases tecnológicas, distribuídos em cargas horárias e em componentes curriculares, de acordo com as diretrizes e normatizações do Ministério da Educação. Por sua vez, o público-alvo da produção curricular em EP constitui-se nos trabalhadores de diferentes arranjos produtivos e níveis de escolarização, que necessitam ampliar sua formação profissional, bem como em pessoas que iniciam ou que desejam migrar para outras áreas de atuação profissional.
Todavia, de um ponto de vista diacrônico, esse paradigma de EP passou por alterações de cunho pedagógico, político, filosófico e socioeconômico, tendo em vista a natural dinâmica histórico-cronológica e tecnológica: com as concepções de sociedade, de política e de economia, caminham as questões de educação, notadamente as de EP. Como enfatizam Antônio Flávio Barbosa Moreira e Tomaz Tadeu da Silva (1994, p. 7), o currículo pode ser considerado um “artefato social e cultural”, representando na escola “um instrumento por excelência do controle social” (op. cit., p. 10). Esse ponto de vista sociológico é bastante profícuo em análises e planejamentos curriculares, bem como pode servir de mote, juntamente com outras temáticas, para os trabalhos destinados a este eixo.
Assim, buscamos contribuições com o grupo de pesquisa do II EMEHEP, com o desenvolvimento deste eixo temático relativo ao currículo escolar de níveis técnico e tecnológico.

Bibliografia sucinta

ARAÚJO, Almério Melquíades. Os conceitos de competência e a formação profissional.São Paulo: Centro Paula Souza, 2008.

CARVALHO, Maria Lúcia Mendes; Giorgi, Oswaldo Camillo. Ruídos de comunicação entre a proposta e as práticas pedagógicas na era tecnológica. Anais do III Seminário Jovens, Valores e Subjetividades - “Valores dos jovens na era tecnológica: a construção da subjetividade”. Rio de Janeiro: UERJ, 2005.

DEMAI, Fernanda Mello. Livro das competências profissionais: a síntese dos 90 cursos técnicos e das 115 qualificações oferecidas pelo Centro Paula Souza. nº. 2. São Paulo: Editora i9, 2009.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO- MEC. Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos. Brasília: MEC, 2008. Disponível em: http://www.mec.gov.br

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - MEC. Referenciais curriculares nacionais da educação profissional de nível técnico. Brasília. MEC. 2000. Disponível em: http://www.mec.gov.br

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO - MTE. Classificação Brasileira de Ocupações. Brasília: MtbE, 2009. Disponível em: http://www.mtecbo.gov.br.

MOREIRA, Antonio Flávio; SILVA, Tomaz Tadeu (orgs). Currículo, cultura e sociedade.Tradução: Maria Aparecida Baptista. 8ª ed. São Paulo: Cortez, 2005.

ZARIFIAN, P. O modelo de competência e suas consequências sobre as ocupações profissionais. Rio de Janeiro: CIET, 1996.

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