Topo

ET 3 - As escolas Técnicas e Tecnológicas e suas Relações com o Trabalho, as Ciências, as Artes e as Tecnologias no Processo Histórico de Transformação da Sociedade.

Julia Naomi

Este eixo tem como objetivo investigar e estudar as escolas técnicas e tecnológicas e suas relações com o trabalho, as artes e as tecnologias no processo histórico de transformação da sociedade por meio de jornais locais.
A imprensa escrita é uma das fontes que tem sido utilizada como documento nas pesquisas recentes sobre a História da Educação no Brasil, enriquecendo e permitindo recuperar singularidades e relações estabelecidas numa determinada época. Além, de ser um veículo de transmissão de grande quantidade informações, com ideologia própria, ela forma opiniões acerca da vida política, educacional, comercial, moral, religiosa, entre outras.
As possibilidades de utilizar o jornal como fonte para a história da educação brasileira, especialmente a educação técnica e tecnológica, são múltiplas. Por meio dele pode-se observar e compreender a trajetória da instituição escolar e de seus personagens, bem como ações que foram sendo tomadas no interior desse espaço.
Sua utilização enquanto documento requer uma análise cuidadosa devido as suas particularidades, principalmente pelo fato de representar um bem cultural mercadológico. Por outro lado, é preciso reconhecer que a imprensa escrita, juntamente com outros documentos, permitirá ampliar o conhecimento sobre a história da instituição escolar, caracterizar e refletir sobre a organização educacional de uma determinada época.
.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÀFICAS

BURKE, Peter. A Escola dos Annales, 1929-1989. Tradução de Nilo Odália, São Paulo: UNESP, 1991.

CHARTIER, Roger. História cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Difel, 1990.

DE CERTEAU, Michel. A invenção do cotidiano: artes de fazer. 14. ed., Rio de Janeiro: Vozes, 1990.

LE GOFF, Jacques. História e memória. 5. ed., Campinas, SP: UNICAMP, 2003.

MARTINS, Ana Luiza e DE LUCA, Tania Regina (orgs.). História da Imprensa no Brasil. São Paulo: Contexto, 2008.
MÁXIMO, Círian Gouveia et all. Educação, imprensa e disciplina: as escolas profissionais em Uberlândia, MG (193-1950). In: História da Educação, v. 1, nº 1, jan / dez 2002.
PINSKY, Carla Bassanezi (org.). Fontes históricas. São Paulo: Contexto, 2005.

 

Voltar
©Centro Paula Souza, 2010                                    Desenvolvido por: Felipe Ramos