ET 4 - O público da escola: perfil; práticas escolares e hábitos culturais; apropriação dos espaços e modalidades de ensino nas escolas técnicas e tecnológicas.
Carmem Bassi Barbosa
Esse eixo temático enfoca o estudo do perfil dos diferentes sujeitos que fazem da escola um espaço dinâmico: alunos, professores, funcionários e gestores. A ampla documentação presente nas escolas nos permite delinear vários elementos importantes na construção do perfil desse público em um determinado momento da história, bem como sua transformação ao longo do tempo.
Práticas escolares e hábitos culturais inserem-se no campo conceitual da cultura escolar.
António Viñao Frago entende que a cultura escolar abrange as diferentes manifestações das práticas instauradas no interior das escolas, transitando de alunos a professores, de normas a teorias, envolvendo tudo o que acontece no interior da escola: fatos e idéias, mentes e corpos, objetos e condutas, modos de pensar, falar e fazer. O autor entende que o tempo e o espaço não são dimensões neutras da escola. Ao contrário, constituem corporeidades dos sujeitos escolares, impondo por sua materialidade uma determinada aprendizagem sensorial e motora, além de disseminar símbolos estéticos, culturais e ideológicos.
Estudos recentes em História da Educação no Brasil têm procurado indicar as relações dos espaços e tempos escolares com outros aspectos intrínsecos da experiência escolar e, ao mesmo tempo, buscam articulá-los com os tempos e espaços sociais mais amplos. Em alguns estudos é interessante observar a articulação entre as culturas escolares e as culturas urbanas, tendo os tempos e espaços escolares como fios condutores da investigação1 .
Neste eixo temático incluem-se ainda as diferentes modalidades de ensino oferecidas pelas escolas ao longo de sua história. Atualmente, o Plano Nacional de Educação (https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10172.htm) indica as seguintes modalidades de ensino: Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial, Educação a Distância e Tecnologias Educacionais, Educação Tecnológica e Formação Profissional, além da Educação Indígena.
Referências Bibliográficas:
(1). Faria Filho, L.M., Gonçalves, I.A., Vidal, D.G. e Paulilo, A.L., Práticas Escolares - A cultura escolar como categoria de análise e como campo de investigação na história da educação brasileira. http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/6111/praticas-escolares-a-cultura-escolar-como-categoria-de-analise
JULIA, D. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, Campinas, n. 1, p. 9-44, 2001.
VIÑAO FRAGO, A. Do espaço escolar e da escola como lugar: propostas e questões. In: Viñao Frago, A.; Escolano, B. Currículo, espaço e subjetividade. Rio de Janeiro: DPA, 1998.
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