Topo

PALESTRAS TEMÁTICAS

A TRAJETÓRIA ADMINISTRATIVA DE HORÁCIO AUGUSTO DA SILVEIRA NA PRIMEIRA SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SÃO PAULO (1934 A 1947)
Maria Lucia Mendes de Carvalho.
Unidade de Ensino Médio e Técnico do Centro Paula Souza. Doutoranda na Faculdade de Engenharia Agrícola/UNICAMP

O CURRÍCULO ESCOLAR EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E A FORMAÇÃO DE PARCERIAS: EXPERIÊNCIAS E TENDÊNCIAS DO CENTRO PAULA SOUZA.
Fernanda Mello Demai
Unidade de Ensino Médio e Técnico do Centro Paula Souza.

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO BRASIL: ENTRE A
CONTINUIDADE E A RUPTURA

Sueli Soares dos Santos Batista.
Fatec Jundiaí. Núcleo de Estudos de Tecnologia e Sociedade. Centro Paula Souza.

OS DESTINATÁRIOS DO ENSINO PROFISSIONAL: DOS DESVALIDOS DA SORTE AOS TRABALHADORES URBANOS DAS ESCOLAS TÉCNICAS PROFISSIONAIS
Maria Teresa Machado. Escola Técnica Estadual Alcídio de Souza Prado do
Centro Paula Souza.

A IMPRENSA MINEIRA NO INÍCIO DO SÉCULO XX: FONTE DE PESQUISA DOCUMENTAL EM DIÁLOGO COM A HISTÓRIA ORAL.
Profa. Dra. Bernadetth Maria Pereira.
CEFET-MG.

CONSIDERAÇÕES SOBRE O ENSINO PROFISSIONAL A PARTIR DE RELATOS DE EX-ALUNOS DA ESCOLA “JOSÉ MARTIMIANO DA SILVA” DE RIBEIRÃO PRETO, NAS DÉCADAS DE 40, 50 E 60
Ligia A. C. Barone
ETEC José Martimiano da Silva do Centro Paula Souza.

POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL: TRAJETÓRIAS, IMPASSES E PERSPECTIVAS.
Paula Elizabeth Nogueira Sales. Maria Auxiliadora Monteiro Oliveira
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Programa de Pós-Graduação em Educação
Agência de Fomento: FAPEMIG

TRAJETÓRIA ESCOLAR DOS ALUNOS DA ETEC CÔNEGO JOSÉ BENTO: IDENTIDADES E SINGULARIDADES DA PRIMEIRA TURMA DE ALUNOS NO COTIDIANO ESCOLAR DO ENSINO TÉCNICO E PROFISSIONALIZANTE, EM JACAREÍ (1937 – 1940)
Julia Naomi Kanazawa
Escola Técnica Estadual José Cônego Bento do Centro Paula Souza.

A REFORMA DO ENSINO TÉCNICO SEGUNDO OS PROFESSORES: ESTUDO EM DUAS ESCOLAS TÉCNICAS INDUSTRIAIS GAÚCHAS
Elisabete Zardo Búrigo
Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

O ENSINO DE DESENHO NAS OBRAS DE RUI BARBOSA: TRADUÇÃO CULTURAL E ESCOLARIZAÇÃO DOS OFÍCIOS
Felipe Freitas de Souza.
Mestrando em Educação Tecnológica no CEFET/MG

PEDAGOGIA DO CAPITAL: UMA ANÁLISE CRÍTICA DA INFLUÊNCIA DA TEORIA DO CAPITAL HUMANO NAS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL EM TEMPOS NEOLIBERAIS
Edjane dos Santos Silva
Faculdade de Educação da Universidade Estadual do Rio de Janeiro
.

DA TEORIA DEMOCRÁTICA À PRÁTICA DEMOCRÁTICA: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA DE GESTÃO DA ETEC BENTO QUIRINO
Américo Baptista Villela.
Escola Técnica Estadual Bento Quirino do Centro Paula Souza.

ENSINO DE ARTE E FORMAÇÃO PROFISSIONAL FEMININA: MERCADO DE TRABALHO NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX
Carolina Marielli Barreto.
Escola Técnica Estadual de Carapicuíba do Centro Paula Souza

MECANISMOS DE REGULAÇÃO E AS POLÍTICAS PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NOS GOVERNOS FHC E LULA
Claudino Ortigara.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. Doutorando em educação na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas.

MÃO-CABEÇA-CORAÇÃO DE OBRA: AVALIAR COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS E DESENVOLVER PESSOAS – COMO O SENAC-RS ENFRENTA ESTE NOVO DESAFIO
Vera Regina F. Keller. Fabiane Franciscone. Augusto Niche Teixeira
Gerência em Educação Superior/Senac-RS

Voltar
©Centro Paula Souza, 2010                                    Desenvolvido por: Felipe Ramos