PALESTRAS TEMÁTICAS
O CURRÍCULO ESCOLAR EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E A FORMAÇÃO DE PARCERIAS: EXPERIÊNCIAS E TENDÊNCIAS DO CENTRO PAULA SOUZA.
Fernanda Mello Demai
Unidade de Ensino Médio e Técnico do Centro Paula Souza.
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO BRASIL: ENTRE A
CONTINUIDADE E A RUPTURA
Sueli Soares dos Santos Batista.
Fatec Jundiaí. Núcleo de Estudos de Tecnologia e Sociedade. Centro Paula Souza.
OS DESTINATÁRIOS DO ENSINO PROFISSIONAL: DOS DESVALIDOS DA
SORTE AOS TRABALHADORES URBANOS DAS ESCOLAS TÉCNICAS
PROFISSIONAIS
Maria Teresa Machado. Escola Técnica Estadual Alcídio de Souza Prado do
Centro Paula Souza.
A IMPRENSA MINEIRA NO INÍCIO DO SÉCULO XX: FONTE DE PESQUISA
DOCUMENTAL EM DIÁLOGO COM A HISTÓRIA ORAL.
Profa. Dra. Bernadetth Maria Pereira.
CEFET-MG.
CONSIDERAÇÕES SOBRE O ENSINO PROFISSIONAL A PARTIR DE
RELATOS DE EX-ALUNOS DA ESCOLA “JOSÉ MARTIMIANO DA SILVA”
DE RIBEIRÃO PRETO, NAS DÉCADAS DE 40, 50 E 60
Ligia A. C. Barone
ETEC José Martimiano da Silva do Centro Paula Souza.
POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL: TRAJETÓRIAS,
IMPASSES E PERSPECTIVAS.
Paula Elizabeth Nogueira Sales. Maria Auxiliadora Monteiro Oliveira
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Programa de Pós-Graduação em
Educação
Agência de Fomento: FAPEMIG
TRAJETÓRIA ESCOLAR DOS ALUNOS DA ETEC CÔNEGO JOSÉ BENTO:
IDENTIDADES E SINGULARIDADES DA PRIMEIRA TURMA DE ALUNOS
NO COTIDIANO ESCOLAR DO ENSINO TÉCNICO E
PROFISSIONALIZANTE, EM JACAREÍ (1937 – 1940)
Julia Naomi Kanazawa
Escola Técnica Estadual José Cônego Bento do Centro Paula Souza.
A REFORMA DO ENSINO TÉCNICO SEGUNDO OS PROFESSORES:
ESTUDO EM DUAS ESCOLAS TÉCNICAS INDUSTRIAIS GAÚCHAS
Elisabete Zardo Búrigo
Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
O ENSINO DE DESENHO NAS OBRAS DE RUI BARBOSA: TRADUÇÃO
CULTURAL E ESCOLARIZAÇÃO DOS OFÍCIOS
Felipe Freitas de Souza.
Mestrando em Educação Tecnológica no CEFET/MG
PEDAGOGIA DO CAPITAL: UMA ANÁLISE CRÍTICA DA INFLUÊNCIA DA
TEORIA DO CAPITAL HUMANO NAS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO
PROFISSIONAL NO BRASIL EM TEMPOS NEOLIBERAIS
Edjane dos Santos Silva
Faculdade de Educação da
Universidade Estadual do Rio de Janeiro.
DA TEORIA DEMOCRÁTICA À PRÁTICA DEMOCRÁTICA:
ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA DE GESTÃO DA ETEC BENTO QUIRINO
Américo Baptista Villela.
Escola Técnica Estadual Bento Quirino do
Centro Paula Souza.
ENSINO DE ARTE E FORMAÇÃO PROFISSIONAL FEMININA: MERCADO
DE TRABALHO NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX
Carolina Marielli Barreto.
Escola Técnica Estadual de Carapicuíba do Centro Paula
Souza
MECANISMOS DE REGULAÇÃO E AS POLÍTICAS PARA A EDUCAÇÃO
PROFISSIONAL NOS GOVERNOS FHC E LULA
Claudino Ortigara.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de
Minas Gerais. Doutorando em educação na Faculdade de Educação da
Universidade Estadual de Campinas.
MÃO-CABEÇA-CORAÇÃO DE OBRA: AVALIAR COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS E DESENVOLVER PESSOAS – COMO O SENAC-RS ENFRENTA ESTE NOVO DESAFIO
Vera Regina F. Keller. Fabiane Franciscone. Augusto Niche Teixeira
Gerência em Educação Superior/Senac-RS
Voltar |
---|