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PLANO PLURIANUAL DE GESTÃO
Sistema de Gerenciamento de Projeto

De acordo com o disposto no Capítulo II  do Regimento Comum das Escolas Técnicas do CEETEPS, o Plano Plurianual de Gestão - PPG apresenta a proposta de trabalho da ETEC. Conta, como eixo norteador, com o Projeto Político Pedagógico – PPP, no qual são explicitados os valores, as crenças e os princípios pedagógicos da escola.  A concepção coletiva dos projetos a serem desenvolvidos parte, necessariamente, do PPP, dos objetivos e metas estabelecidos por meio da análise dos contextos interno e externo, da reflexão sobre o instituído e da escola almejada pela comunidade.

O Plano Plurianual de Gestão tem uma vigência de cinco anos, com replanejamento, no mínimo, anual. A atualização anual, com inclusão de novos projetos, garante o horizonte permanente de cinco anos. 

 

Todo projeto supõe rupturas com o presente e promessas para o futuro. Projetar significa tentar quebrar um estado confortável para arriscar-se, atravessar um período de instabilidade e buscar uma nova estabilidade em função da promessa que cada projeto contém de estado melhor do que o presente. Um projeto educativo pode ser tomado como promessa frente a determinadas rupturas. As promessas tornam visíveis os campos de ação possível, comprometendo seus atores e autores. (GADOTTI, 2000)

 

 

Orientação: Bibliografia recomendada à equipe escolar, como fundamentação para reflexão coletiva e elaboração do Plano Plurianual de Gestão:

 

AZANHA, José Mário Pires. A formação do professor e outros escritos. São Paulo: SENAC, 2006.

CASTILLO, Enrique Gervilla. Os valores no projeto educativo escolar. In: VALLEJO, José M. Bautista. Uma escola com projeto próprio. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

FULLAN, Michel e HARGREAVES Andy. A escola como Organização Aprendente: buscando uma educação de qualidade.  Porto Alegre: Artes Médica Sul, 2000.

GADOTTI, Moacir. Perspectivas atuais da educação. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

GANDIN, Danilo. A prática do Planejamento Participativo:   na educação e em outras instituições, grupos e movimentos dos campos cultural, social, político, religioso e governamental. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 1994.

MACHADO, Nilson José. Educação: projetos e valores. São Paulo: Escrituras Editora, 2000.

MEDEL, Cássia Ravena Mulin de Assis. Projeto político-pedagógico: construção e implementação na escola. Campinas: Autores Associados, 2008.

MOURA, Dácio G. Moura. Trabalhando com projetos: planejamento de gestão de projetos educacionais. Petróplis, RJ: Editora Vozes, 2007.

PADILHA, Paulo Roberto. Planejamento dialógico da escola. São Paulo: Cortez; Instituto Paulo Freire, 2007.

SILVA, Antonio Luiz de Paula. Utilizando o planejamento como ferramenta de aprendizagem. São Paulo: Global, 2000.

THURLER, Mônica Gather. Inovar no interior da escola. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.

VALERIEN, Jean. Gestão da escola fundamental. São Paulo: Cortez, 1993.

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico. São Paulo: Libertad Editora, 2008.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro (org.). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas: Papirus, 1995.


CENTRO PAULA SOUZA


Diretora Superintendente
Laura Laganá


Vice-Diretor Superintendente
Luiz Antonio Tozi


Chefe de Gabinete da Superintendência
Luiz Carlos Quadrelli


Coordenador do Ensino Médio e Técnico
Almério Melquiades de Araújo



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