PERSPECTIV@S - um novo olhar para a educação de jovens e adultosISSN - 2446-7677
O Centro Paula Souza e o Ministério da Educação e Cultura / Fundo Nacional para Desenvolvimento da Educação firmaram em 2011 o Convênio CPS/MEC-FNDE Nº 400012/2011, oficializando a participação do ensino técnico do estado de São Paulo no Programa Brasil Profissionalizado com uma ampla proposta de aquisição de equipamentos para Laboratórios de Ensino Técnico e Ensino Médio e de Formação Continuada de Professores da Educação Profissional.
Integrante desta proposta, o Curso Ensino e Aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos – Nível Aperfeiçoamento é desenvolvido numa parceria entre a Unidade de Ensino Médio e Técnico, a Unidade de Pós Graduação, Pesquisa e Extensão, visando a atualização de 640 educadores para atendimento das demandas de educação profissional de jovens e adultos na modalidade EJA.
Tal iniciativa é particularmente importante na perspectiva de contemplar a inserção no sistema educacional de jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de acesso ou permanência no período regular. Acresce-se, ainda, que grande parte dos alunos dos cursos técnicos modulares é composta por jovens e adultos inseridos no mundo do trabalho, formal ou informal, mas com características e vivências que também não podem ser ignoradas no processo de ensino-aprendizagem.
A atuação dos educadores com tal público é revestido de desafios, tanto metodológicos como de conteúdo, e por que não dizer, filosóficos, ideológicos e conceituais uma vez que o tema, Educação de Jovens e Adultos implica na necessidade de rever a relação professor-aluno no processo de educação escolar. Afinal,
É difícil transformar as práticas arraigadas adquiridas durante todas as etapas de formação escolar do profissional de educação e reproduzidas em vários anos de trabalho pedagógico. Mas, no contexto de grandes transformações pelas quais passam a sociedade, a tecnologia e o mundo do trabalho, é chegada a hora de o educador rever e re(construir) sua prática pedagógica de modo a acompanhar a velocidade das mudanças do mundo em que vive. (MATHIEU e BELEZIA, 2013:12)
A presente revista digital representa o esforço coletivo de toda a equipe envolvida no curso Ensino e Aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos, no intuito de dar voz aos docentes e educadores preocupados com este segmento de educandos com o objetivo de divulgar pesquisas e estudos relacionados com a Educação de Jovens e Adultos, no seu contexto mais amplo, tanto nos aspectos metodológicos como também com foco nas políticas públicas, gestão escolar e a relação educação e trabalho.
CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA
DIRETORA SUPERINTENDENTE
Laura Laganá
VICE-DIRETORA SUPERINTENDENTE
Emilena Lorezon Bianco
CHEFE DE GABINETE DA SUPERINTENDÊNCIA
Armando Natal Maurício
COORDENADORA DA UNIDADE DE PÓS GRADUAÇÃO, EXTENSÃO E PESQUISA
Helena Gemignani Peterossi
COORDENADOR DO ENSINO SUPERIOR DE GRADUAÇÃO
Rafael Ferreira Alves
COORDENADOR DO ENSINO MÉDIO E TÉCNICO
Almério Melquíades de Araújo
COORDENADORA DO PROGRAMA BRASIL PROFISSIONALIZADO
Silvana Maria Brenha Ribeiro
PROFESSORA RESPONSÁVEL PELO CURSO ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Eva Chow Belezia
Profª MS. EVA CHOW BELEZIA
Mestre em Educação pela Universidade Nove de Julho, Especialização em Administração Rural pela Universidade Federal de Lavras, Cooperativismo e Desenvolvimento Local pelo Centro de Cooperação Internacional e Instituto Internacional para a Solidariedade e Desenvolvimento e Agroecologia pela Universidade Federal do Paraná. Graduada em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agricultura Luís de Queiróz, USP, Licenciada em Ciências Agronômicas pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho. Docente do curso de Pós-Graduação Aperfeiçoamento Ensino e Aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos e Especialização Formação Pedagógica para Educação Profissional, do Centro Paula Souza.
Curriculum lattes
Profª MS. IVONE MARCHI LAINETTI RAMOS
Mestre em Tecnologia: Gestão, Desenvolvimento e Formação. Especialização para Gestores Públicos, Instituto Federal do Paraná – IFPR. Graduada em Pedagogia, Universidade Federal de São Carlos e Tecnologia em Construção Civil, FATEC São Paulo. Licenciada para as disciplinas do Currículo do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e da Educação Profissional em Nível Médio. Professora do Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes e do Aperfeiçoamento Ensino e Aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos, do Centro Paula Souza.
Curriculum lattes
Profª Dra. JULIANA NAZARÉ ALVES
Doutora e Mestre em Ciências dos Materiais e Aplicações Nucleares pelo IPEN/USP. Especializações em Formação de Orientadores de Aprendizagem em Educação a Distância, pela PUC/SP e em Designer Instrucional para EaD, pela Universidade Federal de Itajubá. Graduada em Ciências Biológicas e Pedagogia. Colaboradora voluntária no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN-CNEN), no Laboratório do CTR - tecnologia das Radiações na USP. Participa do Grupo de Estudos SEED na Faculdade de Educação da USP. Docente do curso de Pós Graduação - Especialização Gestão em Enfermagem pela UNIFESP; do Programa Especial de Formação Pedagógica e do Aperfeiçoamento Ensino e Aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos, pelo Centro Paula Souza.
Curriculum lattes
Profª MS. LIDIA RAMOS ALEIXO DE SOUZA
Mestre em Nutrição Humana Aplicada pela Universidade de São Paulo. Especialização em Formação de Orientadores de Aprendizagem em Educação a Distância pela PUC/SP, Pós-graduada em Administração Hoteleira e Gestão de Negócios de Alimentação de Coletividades pelo SENAC/SP. Pedagoga, com habilitação em Administração Escolar, Supervisão e Orientação Educacional, Graduada e Licenciada em Nutrição. Coordenadora de Orientadores de Aprendizagem do Telecurso TEC no Grupo de Estudo de Educação a Distância e Docente do Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes e do Aperfeiçoamento Ensino e Aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos, do Centro Paula Souza.
Curriculum lattes
Prof MS. PAULO ROBERTO PRADO CONSTANTINO
Doutorando em Educação pela UNESP Marília. Mestre em Educação pela UNESP Marília. Graduado em Música pela Universidade Estadual de Londrina. Docente de diferentes programas de formação de professores, como o Programa Especial de Formação Pedagógica e o Aperfeiçoamento Ensino e Aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos, do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, e o Programa Pedagogia Cidadã UNESP, cursos de extensão e livres nas áreas de música, educação profissional e gestão escolar.
Curriculum lattes
JANE CARDOTE
Bacharel em Ciências da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (1979) e mestre em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002), Pós-Graduada em Licenciatura para Ciências da Computação, pela FATEC (2014). Atualmente colabora na produção editorial de livros e eBooks para diferentes dispositivos móveis na Editora Ordem do Graal na Terra. É professora de Tecnologias da Informação do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza nas especialidades: Scripts para Redes, Design e Desenvolvimento de WebSites, Tecnologias de Linguagens para Bancos de Dados e Gestão de Sistemas Operacionais. Tem experiência na área de Ciência da Computação em diversas empresas, nos setores público e privado, durante mais de 25 anos, na análise e desenvolvimento de sistemas e aplicativos comerciais, produção e revisão de textos, design, diagramação e produção de livros, ePubs e eBooks para várias plataformas e dispositivos móveis.
Curriculum lattes
LUCILENE SANTOS SILVA FONSECA
Doutora (2015) e Mestre (2009) em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP. Especialista em Gênero e Diversidade na Escola (2017) pela FHSM e em Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas pela Universidade de Brasília - UNB (2007). Licenciada em Pedagogia pela Uninove (2011), Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005) e em Língua Portuguesa e Inglesa pela Universidade São Marcos (1987). Membro da ESREA - European Society for Research on the Education of adults, da EAEA ? European Association for the Education of Adults; APCEP, Associação Portuguesa para a Cultura e Educação Permanente, do ISCAR- International Society for Cultural and Activity Research, da ALAB - Associação de Linguística Aplicada do Brasil, da ABRALIN - Associação Brasileira de Linguística.
Curriculum lattes
REGINA MUSACCHIO HAEFFNER
Especialista em Ensino a Distância. Pós-Graduada em Didática e Metodologia do Ensino Superior. Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Relações Públicas. Secretariado Executivo Bilíngue. Licenciatura Plena em Nível Técnico/Médio (Esquema). Atuou por 6 anos como Coordenadora Acadêmica de Pólo (cursos de graduação em EAD) no Centro Universitário Anhanguera de Santo André. Atuou por 25 anos em empresas nacionais e multinacionais (Administração e Sistemas de Informação). Atualmente, atua como professora universitária em cursos de Comunicação Social, Tecnólogos na área de Gestão e professora produtora de conteúdo e orientadora de Trabalhos de Conclusão de Curso em cursos online. Dezoito anos de atuação no ensino superior e vinte anos no ensino técnico - nível médio.
Curriculum lattes
RUBENS EDUARDO BIROCHI MORGABEL
Mestrado Stricto Sensu em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional no ano de 2018, pelo Centro Estadual de Educação e Tecnológica Paula Souza / Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa. Licenciatura em Administração de Empresas no ano de 2011, CPS - Etec Paulino Botelho, São Carlos SP. Especialista Latto Sensu em Gestão Ambiental com Ênfase em Procedimentos Químicos no ano de 2009, pela Faculdade de Casa Branca - FACAB. Especialista Latto Sensu em Gestão de Pessoas no a no de 2005, pela Universidade de Franca - UNIFRAN. Pedagogia do Ensino no ano de 2014, pela FACULDADE DE CASA BRANCA - FACAB. Graduado em Administração de Empresas no ano de 2001 e em Ciências Contábeis no ano de 2003, pela FUNDAÇÃO DE ENSINO OCTÁVIO BASTOS - CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFEOB . Orientador de Trabalho de Conclusão de Curso na Pós Graduação (EJA) em EAD do Centro Paula Souza / CPS. Professor do Curso Técnico de Administração na Etec de Vargem Grande do Sul - ETEC179/CPS. Professor do Curso Técnico de Marketing na Etec de Vargem Grande do Sul - ETEC179/CPS. Professor do Curso Técnico de Recursos Humanos na Etec de Vargem Grande do Sul - ETEC179/CPS. Professor do Ensino Técnico Integrado ao Médio na Etec de Aguaí - ETEC 215/CPS. Professor do Curso Técnico de Administração na Etec de Aguaí - ETEC 215/CPS.
Curriculum lattes
Estas diretrizes editoriais têm o objetivo de garantir instruções para submissão e publicação na revista Perspectiv@s: um novo olhar para a educação de jovens e adultos, é editada pela Unidade do Ensino Médio e Técnico do Centro Paula Souza, de periodicidade anual, com o objetivo de promover e divulgar estudos, reflexões e pesquisas na área de educação, com foco na educação de jovens e adultos e na educação profissional.
Estas diretrizes editoriais têm o objetivo de garantir instruções para submissão e publicação na revista Perspectiv@s: um novo olhar para a educação de jovens e adultos, é editada pela Unidade do Ensino Médio e Técnico do Centro Paula Souza, de periodicidade anual, com o objetivo de promover e divulgar estudos, reflexões e pesquisas na área de educação, com foco na educação de jovens e adultos e na educação profissional.
Todos os trabalhos serão submetidos à leitura de pareceristas do Corpo Editorial ou de especialistas convidados, sendo garantido sigilo e anonimato tanto do(s) autor(es) quanto dos pareceristas. Os nomes e demais dados do(s) autor(es) informados serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros. As sínteses dos pareceres, em caso de aceite condicionado ou recusa, serão encaminhadas, exclusivamente ao(s)autor(es).
O artigo deve conter em sua estrutura TÍtulo, Resumo (também em inglês ou espanhol), Palavras-chave (também em inglês ou espanhol), Introdução, Desenvolvimento e Conclusão/Considerações Finais. Deve considerar adequado tratamento para citações, correta indicação para ilustrações, tabelas e gráficos e apresentar a exposição de referencial utilizado. A escolha dos artigos para publicação priorizará a relevância e atualidade do tema e a abrangência do estudo. Cada parecerista, de forma individual, efetuará a análise, considerando o que se segue:
a) pauta nos aspectos técnicos do artigo, independente de o material ser controverso, contraditório ou mesmo contrário às suas teorias e às teses em uso, mas que, tecnicamente, esteja adequado aos padrões de qualidade da revista.
b) o parecerista, em sua análise, poderá sugerir adequações quanto às terminologias utilizadas pelo(s) autor(es).
c) será recusado o artigo que fizer alusão depreciativa a qualquer indivíduo quer seja no âmbito pessoal ou profissional.
Centro Paula Souza
Praça Coronel Fernando Prestes, 74 - Bom Retiro - São Paulo - SP
01124-060
Profa. Eva Chow Belezia
Professora Coordenadora EJA
perspectivas@cps.sp.gov.br
Nº 1, jun. 2015 | Nº 2, jan. 2016 | Nº 3, jan. 2017 | Nº 4, fev. 2018 | Nº 5, fev. 2019 |
Nº 6, fev. 2020 | Nº 7, abr. 2021 | |||
Período de envio de trabalhos: 15/08/2021 a 15/10/2021
Envie seu trabalho para: perspectivas@cps.sp.gov.br
1. A Revista
A revista Perspectiv@s: um novo olhar para a educação de jovens e adultos é editada pela Unidade do Ensino Médio e Técnico do Centro Paula Souza, com apoio do Programa Brasil Profissionalizado, e tem por objetivo apresentar pesquisas em educação, tendo como foco a educação de jovens e adultos e sua relação com o mundo do trabalho.
2. Os trabalhos
A temática da revista é Educação, nos diversos aspectos metodológicos, políticos e estruturais da educação profissionais de jovens e adultos.
3. Submissão dos Trabalhos
A submissão de Trabalhos para análise da Comissão Editorial é feita única e exclusivamente pelo e-mail perspectivas@cps.sp.gov.br. Ao submeter os Trabalhos, os autores ficam cientes e concordam com as normas editoriais da Revista.
4. Normas de Padronização
Os Trabalhos não devem ultrapassar quinze laudas e devem obedecer à norma culta da língua portuguesa, no formato ABNT.
Na primeira página o título em letras maiúsculas, em negrito e centralizado; abaixo do título o nome do (a) autor (a) e coautor(es) (no máximo dois) com identificação das instituições de origem, e e-mail do(s) autor(es); abaixo informar mini currículo e resumo, palavras-chave, resumo e palavras-chave também em língua estrangeira (inglês ou espanhol).
As notas de rodapé, sendo indispensáveis, devem ser colocadas no final do trabalho, antes das referências bibliográficas.
Os títulos das seções internas devem estar em negrito e alinhados à esquerda. Os subtítulos devem ter recuo para parágrafo de 1,5 em relação aos títulos. Utilizar fonte Arial, tamanho 12 e espaçamento entre linhas de 1,5 linha.
5. Prazos
Pré-seleção dos artigos: 15/08/2021 a 15/10/2021
Análise dos artigos pela comissão: 15/10/2021 a 15/11/2021
Eventuais correções nos artigos, de acordo com as sugestões da comissão: 15/11/2021 a 30/11/2021
Aprovação final dos artigos após ajustes e correções: 01/12/2021 a 15/12/2021
Editoração: 16/12/2021 a 30/01/2022