06 e 07 de Outubro de 2014
Centro de Capacitação do Centro Paula Souza
São Paulo/SP - Santa Ifigênia
APRESENTAÇÃO
O IV Encontro de Memórias e História da Educação Profissional: Coleções, Acervos e Centros de Memória, promovido pelo Centro de Capacitação Técnica, Pedagógica e de Gestão e pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Memórias e História da Educação Profissional do Centro Paula Souza, será realizado na cidade de São Paulo/SP. Este encontro, desde a sua primeira edição em 2008, reúne professores, estudantes de pós-graduação e pesquisadores envolvidos com as memórias e história da educação profissional, buscando o intercâmbio científico e tecnológico entre as instituições de ensino e pesquisa. Durante o encontro serão apresentados estudos e pesquisas que tratam do patrimônio educativo da ciência, da técnica e da tecnologia, gerados a partir de levantamentos e mapeamentos em acervos e centros de memória de escolas técnicas e faculdades de tecnologia, referentes a bens materiais e imateriais do patrimônio artístico, histórico e tecnológico, em diversos campos de saberes. A cultura escolar, a história do currículo e a história das disciplinas são categorias de investigações empregadas nos projetos de estudos e pesquisas sobre a memória e a história da educação profissional e tecnológica, e a história oral como uma das metodologias para registrar as falas e transpô-las para a escrita com professores e ex-professores, funcionários e ex-alunos das unidades escolares, gerando fontes documentais.
Este encontro reunirá profissionais de diferentes áreas do conhecimento para discutir durante dois dias as interfaces entre patrimônio, trabalho e educação, gerando publicações de textos científicos para a preservação da memória e o aprimoramento da educação profissional e tecnológica.
Eixos temáticos:
1. Coleções, Acervos e Centros de Memória como lugares vivos e dinâmicos na difusão de processos de produção de saberes e de conhecimentos na educação profissional e tecnológica.
2. Práticas escolares e pedagógicas para a sensibilização, a valorização e a preservação do patrimônio histórico educativo no ensino profissional e tecnológico.
3. Apropriações de espaço institucional para estudos e pesquisas em memórias e história da educação profissional e tecnológica.