11 de setembro de 2012 | 12 de setembro de 2012 | ||
8:00 - 9:00 | Credenciamento | 8:00 - 8:30 | Recepção |
9:00 - 9:30 | Solenidade de Abertura |
Palestras Temática | |
9:30 - 10:30 | Palestra de Abertura Patrimônio Histórico Educativo: experiências de preservação de acervos escolares paulista Maria Cristina Menezes – FE/UNICAMP |
8:30 - 9:00 | Do ensino ferroviário ao ensino industrial: transformações ocorridas entre 1948 e 1974 Cilmara Ap. Ribeiro¹ ². Lucia da S. Teixeira¹. Patrícia C. Magalhães¹. 1Etec João Gomes de Araújo. 2 FATEC Guaratinguetá/CPS. |
10:30 - 11:00 | Sessão de Pôsteres Intervalo para café |
9:00 - 9:30 | A criação da Escola Profissional Agrícola-Industrial Mista de Jacarehy e a Estrada de Ferro Central do Brasil Júlia Naomi Kanazawa Etec Cônego José Bento/CPS |
Palestras Temáticas |
9:30 - 10:00 | Um diálogo entre o ensino profissional paulista e os símbolos da nacionalidade da primeira república brasileira Maria Teresa Garbin Machado Etec Professor Alcídio de Souza Prado/CPS |
|
11:00 - 11:30 | Saúde, Alimentação e Nutrição: os refeitórios nas escolas profissionais, em São Paulo (1939 a 1961) Maria Lucia Mendes de Carvalho – Cetec/CPS |
10:00 - 10:30 |
Sessão de Pôsteres |
11:30 - 12:00 | Sempre amigas: as alunas da professora de trabalhos manuais Marcolina César Campos Lucia da S. Teixeira¹. Cilmara Ap. Ribeiro¹ ². Patrícia C. Magalhães¹. 1Etec João Gomes de Araújo. 2 FATEC Guaratinguetá/CPS |
10:30 - 12:30 |
Sessões de apresentações orais |
12:00 - 12:30 | A Escola Técnica Estadual Rosa Perrone Scavone e as Exposições Educacionais |
||
12:30 - 13:00 | A Etec MAM e as primeiras iniciativas para a criação do ensino técnico no interior do Estado de São Paulo |
12:30 - 13:30 | Intervalo para o almoço |
Palestras Temáticas |
|||
13:00 - 14:00 |
Intervalo para o almoço |
13:30 - 14:00 |
A contribuição da história oral e do conceito de cultura escolar na construção sociohistórica da Escola de Aprendizes Artífices de Minas Gerais, primeira configuração escolar do CEFET-MG |
14:00 - 14:30 | Inserção institucional e local da Faculdade de Tecnologia de Jundiaí em seus dez anos de existência (2002-2012) |
14:00 - 14:30 | Adaptar o currículo primário nos pressupostos da Campanha Nacional de Erradicação do Analfabetismo – CNEA (1958-1963) |
14:30 - 15:00 | Uma escola profissional para um município de grande densidade operária: as origens da Etec Júlio de Mesquita e a industrialização do ABC Paulista (1935-1956) |
14:30 - 15:00 | Reformas educacionais e acesso ao ensino superior: os casos de Cabo Verde e do Brasil |
15:00 - 15:30 | As mudanças em currículos dos cursos da Etec Dr. Júlio Cardoso de 1945 a 1965 |
15:00 - 15:30 | A Escola Trajano Camargo de 1953 a 1956: o curso industrial básico e os extraordinários |
15:30 - 16:00 | O Colégio Industrial Estadual José Rocha Mendes: mudanças e perspectivas (1960 a 1970) |
15:30 - 16:00 | Edifícios: sua trajetória na formação de tecnólogos no Estado de São Paulo |
16:00 - 16:30 | Trabalhos Manuais e Artes Aplicadas: usos, educação e trabalho |
16:00 - 16:30 | O trabalho de Laboratório de Currículo do Centro Paula Souza: histórico e organização Fernanda Mello Demai - Cetec/CPS |
16:30 - 17:00 | Relevâncias e pertinências no processo ensino-aprendizagem da Escola Profissional Mixtade Sorocaba (1929-1942) |
16:30 - 17:00 |
Prognóstico/ Encerramento |
: : Eixos Temáticos
- 1 - Patrimônio material e Imaterial
- 2 - Memórias e desenvolvimento Local
- 3 - Cultura escolar e história oral
- 4 - Currículos, memória e formação
- 5 - Memórias e história