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III ENCONTRO DE MEMÓRIAS E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
“Patrimônio, Currículos e Processos Formativos”

11 a 12 de Setembro de 2012
Parque da Juventude
São Paulo/SP

EIXO TEMÁTICO 1 Instituições escolares técnicas e tecnológicas: patrimônio material e imaterial, educação patrimonial e memória.

Neste eixo temático os autores apresentarão trabalhos sobre a importância da preservação e conservação do patrimônio industrial material e imaterial, nas instituições escolares de educação profissional para estudos e pesquisas cultural, histórica e tecnológica, que possibilitam uma reflexão sobre as práticas escolares e pedagógicas na educação profissional. Como patrimônio material poderemos considerar o mobiliário, os equipamentos, os materiais didáticos, as vidrarias, as fotografias, os vídeos, os objetos de artes, entre outros materiais escolares empregados em laboratórios ou em salas de aula dos diversos componentes curriculares. Enquanto que o patrimônio imaterial encontra-se nas danças, na culinária, nas memórias sobre estes e outros bens. Os professores, estudantes de pós-graduação e pesquisadores, que realizam pesquisas em arquivos escolares, poderão demonstrar a relação entre os cursos profissionalizantes oferecidos nas unidades escolares, ao longo do tempo e em diferentes espaços, com o desenvolvimento tecnológico do nosso país. Segundo Fratini (2009):
No Brasil a educação patrimonial começou a ser discutida na década de 1980 [...] Embora muitos espaços tenham sido alcançados nos diferentes segmentos do patrimônio que trabalham com essa prática, ainda há muito a ser desenvolvido. A área carece de estudos e a literatura nacional sobre o assunto pode ser ainda muito ampliada por professores, com produções no âmbito da educação; e no âmbito patrimonial, por especialistas nas diversas áreas que tangem o patrimônio histórico-cultural. O número de projetos e experiências com educação patrimonial, conforme consta, é ainda pouco expressivo, principalmente quando se trata de uma área específica, como a área de arquivos.
Para Benito Escolano (2010) a nova história cultural, por meio da etnografia e da microhistória, vêm configurando um novo campo historiográfico que são os estudos das materialidades da escola. Este encontro de profissionais de diferentes áreas do conhecimento propiciará discutir as interfaces entre a ciência e a técnica para a preservação da memória e o aprimoramento da educação patrimonial profissional e tecnológica.

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

ARGOLO. André. Arquitetura do Café. Imprensa Oficial: São Paulo, 2004.

BENITO, AGUSTÍN ESCOLANO. Patrimonio Material de la escula e historia cultural. Revista Linhas. Revista do Programa de Pós-graduação em Educação. Disponível em:
http://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/2125. Acesso em 17.01.2012.

FRATINI, Renata. Educação patrimonial em arquivos. HISTÓRICA – Revista eletrônica do Arquivo do Estado, nº 34, jan, 2009. Disponível em: http://www.historica.arquivoestado.sp.gov.br/materas/anteriores/edicao.... Acesso em: 12 ago. 2011.

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